top of page

Mais uma vez, as chuvas castigam a cidade de Teresópolis.


Rua Duque de Caxias com transboradamento devido a grande quantidade de lixo. Img: Hebert Cruz.
Rua Duque de Caxias com transboradamento devido a grande quantidade de lixo. Img: Hebert Cruz.

Nos últimos dias, Teresópolis tem registrado volumes significativos de chuva e permanece em estado de alerta devido aos impactos nas áreas urbana e rural. A Defesa Civil está em atenção máxima, e sirenes de emergência foram acionadas em diversos bairros.

Mais uma vez vemos a cidade de Teresópolis sofrer com as chuvas e alagamentos, mais de cem milímetros de chuvas foram registrados ao longo da cidade, apesar da previsão ter anunciado a possibilidade de altos níveis de chuva, as autoridades públicas não tomaram qualquer ação antecipada além de emitir notas na internet. Após as chuvas, foram vistos maquinários na limpeza e desobstrução das ruas, além de uma grande quantidade de profissionais trabalhando para a remoção de lixos e árvores caídas. Segundo dados das estações meteorológicas locais: até 06 de abril, mais de 230mm em 24 horas, especialmente no Vale da Revolta (238,8mm), Parnaso (229,6mm) e Barroso (198,6mm).

Rua Tenente Luiz Meirelles, completamente alagada. Img. Hebert Cruz
Rua Tenente Luiz Meirelles, completamente alagada. Img. Hebert Cruz

Teresópolis é historicamente vulnerável a enchentes e deslizamentos devido à topografia

montanhosa, ocupação desordenada em encostas e ausência de infraestrutura adequada de drenagem. Embora tragédias como as de 2011 (com centenas de mortes) tenham levado a avanços, ainda há desafios para lidar com eventos extremos, um reflexo das mudanças climáticas e do crescimento urbano desordenado

 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest
© Copyright
bottom of page